Retrato Cantado - Marcio Proença

CD e DVD

O consagrado compositor e cantor niteroiense, Marcio Proença, lançou o DVD e CD Retrato CantadoProduzido em parceria com o selo Niterói Discos e com o apoio do IMMuB, o trabalho traz 10 composições jamais gravadas por Proença, com direito a solos exclusivos de 14 violões. Já o filme de 40 minutos, dirigido por Gian Ciminelli, é um híbrido de documentário com DVD musical. Em longa entrevista com o homenageado, as histórias por trás de cada canção são reveladas diante da linda paisagem de Niterói, entremeadas pela interpretação musical de Proença.

O projeto inédito faz uma justa homenagem a esse grande compositor que já teve temas cantados por nomes de peso da música brasileira como Gonzaguinha, Lucinha Lins, Beth Carvalho, Cauby Peixoto, entre muitos outros, e que tem também por seus parceiros mais frequentes, Paulo César Pinheiro e Aldir Blanc. Alias, este último fez questão de assinar um dos textos da contracapa da obra: “Marcio, o Proença, é um dos compositores mais íntegros que conheço. Verdadeiro, gozador e um artista magnífico, insubstituível em seu talento único”, ressalta Blanc.

De acordo com o produtor musical João Carino, idealizador do projeto, o álbum tem como objetivo reproduzir o ambiente musical intimista que Proenc?a gosta de frequentar: amigos, música e um violão “esperto”, como o artista diz.     

“Para cada faixa foi escolhido um violonista diferente. Há faixas com dois e até com quatro violões, e todos fizeram seus próprios arranjos. Tudo embalado e perfeitamente entrosado com melodias de Proenca. E, claro, não podia faltar o próprio Marcio se acompanhando na última faixa, onde interpreta uma canção inédita em homenagem a sua cidade natal, Niterói”, revela Carino.

O lançamento ocorreu no dia 25 de novembro de 2014 no Teatro Municipal de Niterói, com participações especiais de Danilo Caymmi, Leny Andrade, Áurea Martins, Adriana Ninsk e Marcus Lima.

COMO ADQUIRIR 

- Através do email instituto@memoriamusical.com.br ou pelo telefone 2620-2388

Apoio Institucional | Patrocínio: Prefeitura de Niterói

Veja também

Joyce Moreno conversa com o IMMuB sobre suas memórias…

Por Cecília Innecco

EP coletivo “50+” celebra o feminino e contesta o…

A MPB de 1974

Claudette no Tempo da Delicadeza